quinta-feira, 9 de julho de 2015

Flip / Flup, Racismo e Literatura Infantil


Um encontro das festas literárias em Duque de Caxias nos dias 8,9 deste mês julho, realizado no Teatro Raul Cortez, com a participação internacional no dia 8 dê:
Alexandra Lucas Coelho – Portugal, Leonardo Padura – Cuba, Ayerlet Waldman – Israel e Ngugi wa Thiong – Quênia.
 Vou me deter a falar de minhas impressões de alguns deles: 
  • A   Alexandra Lucas escritora de Portugal diz: "Quando olho para o outro descubro mais sobre mim".

Faz- nos refletir estas palavras não acha? Não deveríamos antes de julgar o outro, suas ações perguntar o que faríamos?
  •          Leonardo Padura, escritor cubano diz: “O racismo é algo que está intrínseco na cultura de certos países. E a educação, a leitura e uma economia social mais equilibrada seria a base para-se transpor essas questões.”.



 Mas que primeiro de tudo há de se aceitar a existência do racismo para depois combate-lo.
Hoje encontramos poucos mais já encontramos na literatura reflexos destes pequenos passos, vemos personagens de outras etnias serem retratados e também sua cultura.

No dia seguinte após esse primeiro dia de evento em Caxias fui convidada a assistir uma palestra na Universidade Rural em Nova Iguaçu; 



 Com a presença de uma escritora cubana Teresa Cárdenas, que sua luta “è escrever e retratar na literatura que escreve a crianças e jovens negros e sua cultura, sua identidade”, ela mesma em quanto criança nunca se viu retrada em um personagem, em um livro”.
Em uma de suas obras: “Cartas Para a Minha Mãe” ela fala dê violência doméstica, discriminação que existe dentro da própria família e outras questões que anos atraz nem se pensava em colocar em um livro para jovens e crianças embora fosse coisas existente no cotidiano de todas elas.

Teresa Cárdenas é uma das mais destacadas figuras da nova geração de escritores cubanos. Recebeu o Prêmio Casa das Américas, o Prêmio David e o Prêmio Nacional da Crítica Literária.  Editora Pallas.

 "Em lugares distintos encontrei autores que destacavam em suas falas a importância de literatura sobre tudo desde a infância como fonte de reconhecimento da própria identidade e valores na vida."


Nenhum comentário:

Postar um comentário